A blindagem de veículos tem novas regras no Brasil, de acordo com uma portaria do Exército, que controla o uso de proteções balísticas e armas de fogo no país.
As principais novidades são a exigência de Certificado de Registro no Exército também para os proprietários e a proibição do reparo de vidros blindados, que sofrem a chamada “delaminação” depois de alguns anos.
No caso de carros com teto solar, o nível de proteção deverá ser o mesmo do restante do veículo e ele não poderá abrir.
O Brasil é líder mundial na frota de blindados, com mais de 18,8 mil veículos só em 2016.
Certificado de Registro
Até então, o proprietário de veículo blindado não precisava ter o Certificado de Registro (CR), apenas a empresa de blindagem. Para cada modelo, a blindadora pedia uma autorização para o Exército antes de começar o procedimento.
A partir de agora, o proprietário precisará tirar o CR, do mesmo modo que um colecionador precisa fazer para ter uma arma de fogo, por exemplo. É preciso preencher diversos formulários, entregar documentos e emitir certidões de “nada consta” na Justiça Federal, Militar e Criminal.
A emissão do CR começa com o novo Sistema de Controle de Veículos Blindados e Blindagens Balísticas (Sicovab), que entra em operação a partir de 18 de agosto. Só depois as empresas poderão avaliar os novos prazos com maior precisão.
A parte boa é que o CR vale por 3 anos, então o proprietário não precisará refazer e pagar novamente caso queira blindar mais veículos, basta inserir os dados no Sicovab.
Fonte: Portal G1- http://g1.globo.com/carros/noticia/blindagem-de-carros-tem-novas-regras-no-brasil-veja-o-que-muda.ghtml