ANS: planos de saúde vão monitorar obesidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está reunindo diretrizes e protocolos para facilitar o rastreio e a abordagem dos pacientes com obesidade nos serviços de saúde. A medida faz parte de uma série de melhorias e incentivos ao modelo de atenção à saúde relacionada ao combate à obesidade e sobrepeso entre beneficiários de planos de saúde.

A recomendação é que o cálculo do IMC seja realizado para todos os pacientes que procuram assistência médica ambulatorial e hospitalar. A captação deste dado pelas operadoras de planos de saúde irá permitir o direcionamento para estratégias de prevenção e tratamento precoce (orientação para consulta com nutricionista, endocrinologista, fornecimento por meio digital ou impresso de informações relevantes sobre o tema) reduzindo morbimortalidade do indivíduo e de custos no sistema de saúde. 

No encerramento das discussões, previsto para o final de 2017, está previsto o lançamento de uma publicação com informações referentes ao tema e estimular que as operadoras de plano de saúde adotem essas diretrizes e tenham boas práticas na saúde suplementar.

A obesidade 

Em 2013 a Pesquisa Nacional de Saúde contabilizou que 56,9 % da população brasileira apresentam excesso de peso e a obesidade acomete quase 30 milhões de adultos.

O tratamento da obesidade implica em melhora ou resolução de várias doenças associadas. Mas apenas 10% dos pacientes com obesidade são diagnosticados e menos que 2% dos pacientes recebem tratamento para obesidade. Sabe-se que o tratamento clínico (mudança de estilo de vida e medicamentos) reduz em média 10% do peso corporal, daí a importância de um diagnóstico e intervenção precoces. E o tratamento cirúrgico da obesidade reduz em média 30% do peso corporal. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, 4 em cada 5 crianças obesas permanecerão obesas quando adultas. Os períodos mais críticos para o desenvolvimento da obesidade são:  fase intrauterina, os primeiros 2 anos de vida e a na adolescência.

Fonte: ANS – http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/sobre-a-ans/4050-ans-reune-diretrizes-para-o-diagnostico-e-abordagem-de-pacientes-com-obesidade

Deixe um comentário