Dicas para que seu carro não desvalorize tanto

Todos sabem que um carro começa a se desvalorizar assim que sai da concessionária. Mas alguns cuidados podem evitar que o veículo tenha uma depreciação maior do que a média do mercado na hora da revenda.
Um carro bem conservado permite ao vendedor obter preços equivalentes ao valor médio de mercado de tabelas oficiais ou até maiores, caso ele possa comprovar as revisões realizadas, histórico de manutenções e trocas de peças.

Por isso, é importante guardar comprovantes e notas fiscais.

 

As dicas abaixo valem principalmente para carros usados, com mais de cinco anos de uso e que já perderam a garantia oferecida pela montadora:

1) Cuide de suas rodas

Para manter a conservação das rodas e evitar desgastes no sistema de suspensão do carro é indicado, a cada 10 mil quilômetros rodados, ou a cada seis meses, realizar o alinhamento e balanceamento das rodas, em conjunto com uma revisão completa dos itens do carro.

Mas, se ao passar por um buraco na via, por exemplo, o carro passar a apresentar vibrações ou tendência de desvio da direção, o proprietário pode ser obrigado a adiantar a realização desses serviços.  
Ao limpar as rodas, o proprietário deve preferir utilizar produtos neutros, como sabão e água, para não danificar o acabamento. Também é recomendado lubrificar porcas para evitar o aparecimento de ferrugem.

2) Fique atento à conservação do motor

A troca de óleo e revisão do filtro de combustível e velas do motor também deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. Realize anualmente a medição da vida útil da bateria e verifique as condições do  alternador, responsável por carregar a bateria.

3) Troque a pastilha de freios

A regulagem dos freios também deve fazer parte da manutenção preventiva. A troca das pastilhas deve ser feita quando a frenagem provocar um barulho metálico, que indica o fim da vida útil do item. Fluídos de freios também devem ser trocados anualmente.

4) Faça a manutenção dos acessórios também

O ideal é que as palhetas do limpador de para-brisa sejam trocadas anualmente.

Com relação aos cintos de segurança, engates e pontos de fixação devem ser constantemente lubrificados e as tiras devem passar por limpeza regular com pano umedecido e detergente suave.

5) Mantenha os bancos limpos

Os revestimentos de bancos do carro devem ser aspirados regularmente, ao menos uma vez por semana.  Bancos de couro, além de higienizados regularmente com pano umedecido, devem ser hidratados a cada seis meses com produtos específicos.

6) Repare eventuais danos na carroceria com urgência

Riscos e batidas na carroceria do carro devem ser reparados o quanto antes. Caso o impacto tenha provocado desgaste na pintura, a exposição do metal às intempéries pode gerar pontos de ferrugem.

7) Faça uma boa revisão antes da revenda

Caso o carro esteja prestes a ser vendido e o proprietário não tomou os cuidados necessários para conservá-lo, investir em uma revisão, higienização e pequenos reparos antes de anunciar o veículo para venda pode trazer vantagens na negociação.

Fonte:  Quatro Rodas – http://quatrorodas.abril.com.br/materia/7-dicas-seu-carro-nao-se-desvalorize-tanto-864221

Deixe um comentário