O que os brasileiros pensam sobre a Previdência Social

Em parceria com a IPSOS, uma das maiores empresas mundiais de pesquisa e inteligência de mercado, a FenaPrevi realizou uma pesquisa nacional para saber a opinião dos brasileiros sobre a previdência social, entre julho e agosto deste ano. Participaram da pesquisa 1,5 mil entrevistados, com idades a partir de 23 anos.

As principais constatações são:

– 64% concordam que o governo deveria fixar uma idade mínima para a aposentadoria.

– 66% não concordam que o valor da aposentadoria deveria ser menor para quem se aposenta mais cedo.

– 87% defendem que idosos e deficientes de baixa renda deveriam receber um salário mínimo do INSS.

– 69% defendem que haja regras iguais de aposentadoria para todos os indivíduos.

– Para 83% dos entrevistados, servidores públicos deveriam estar sujeitos às mesmas regras de aposentadoria dos demais trabalhadores.

– 70% são contrários às aposentadorias especiais para categorias específicas, como as concedidas a pescadores artesanais e trabalhadores rurais.

– 68% não concordam com o aumento de impostos para manter as atuais regras de aposentadoria.

– 86% dos entrevistados sabem pouco, não sabem nada ou desconhecem completamente o assunto previdência social.

– Cerca de  44% desconhecem a discussão das reformas que estão em curso e 54% disseram ter ouvido falar de propostas para mudanças nas regras de aposentadoria.

– Para 62%, a reforma na previdência deve dificultar muito ou dificultar um pouco a aprovação dos pedidos de aposentadoria e 57% tem a expectativa de que haverá uma diminuição dos direitos dos trabalhadores.

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros  – http://www.revistacobertura.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=112573&friurl=:-Opiniao-dos-brasileiros-sobre-a-previdencia-social-:

Deixe um comentário