Golpe do “IPVA falso”

Os golpes com boletos falsos de cobrança do IPVA 2016 estão sendo denunciados em vários estados do Brasil.

Um novo golpe tem feito com que proprietários de veículos façam um pagamento que não corresponde à cobrança verdadeira do IPVA e o depósito vai paras contas de estelionatários.

Uma diferença importante: em alguns estados, como o de São Paulo, o IPVA não é pago na forma de boleto. O que os proprietários paulistas recebem é apenas um lembrete do pagamento, que deve ser feito diretamente no banco, como reforça a Secretaria da Fazenda.

De acordo com os especialistas, o motorista deve se dirigir ao banco com o documento do veículo. Lá irá pegar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) com o número da placa do veículo e assim fazer o pagamento de acordo com o que optar: em cota única ou parcelado.

As maneiras seguras de emissão do boleto devem também podem ser feitas por meio dos sites do DETRAN de cada estado. A consulta também pode ser feita nos sites da Secretaria de Fazenda (SEFAZ).

Para quem já realizou o pagamento indevido, é preciso fazer um registro de Boletim de Ocorrência e pagar, novamente, desta vez da forma correta, o imposto sobre o veículo. 

(Foto: Portal G1 – Reprodução/EPTV)

Fonte: Portal G1 / Auto Esporte – http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/01/especialista-da-dicas-para-identificar-golpe-do-ipva-falso-no-estado-de-sp.html

Deixe um comentário