Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre justamente quando os valores alcançam ou superam o limite de 140 por 90 mmHg, ou seja, de 14 por 9. Para configurar a doença, no entanto, esse resultado precisa ser obtido em, pelo menos, duas medidas, feitas em ocasiões diferentes.
Então atenção:
• Controle seu peso e, assim, reduza não apenas os valores de sua pressão arterial, como também seu colesterol e suas taxas de açúcar no sangue.
• Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, de preferência caminhada, corrida, ciclismo, dança e natação, pois essas modalidades melhoram a qualidade dos vasos sanguíneos no corpo, facilitando a circulação do sangue. Cada sessão de
atividade física deve ter um mínimo de 30 minutos.
• Fique longe de alimentos prontos, enlatados, curtidos ou em conserva. Ao cozinhar, use um mínimo de sal e aprenda as vantagens de usar ervas e outros temperos naturais. Mas não caia na tentação de levar o saleiro para a mesa, hein?
• Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, ainda que você tenha pressão baixa. Num dia, os homens toleram até 30 gramas de álcool (o equivalente a três latas de cerveja) e as mulheres, até 15 gramas. Isso significa que, mesmo nos momentos de
comemoração, esses níveis devem ser respeitados.
• Não fume. Se você já tentou e não conseguiu parar, que tal procurar ajuda especializada? Esse esforço é recompensador tanto para a saúde quanto para o bolso e o convívio social.
• Procure ter equilíbrio entre as atividades estressantes e os momentos de lazer e descanso para manter sua pressão em níveis apropriados.
• Se você estiver em tratamento com medicamentos, tome os anti-hipertensivos de forma regular e não se esqueça de voltar ao médico no período programado. (fonte: Bradesco Seguros)
Leia mais na Cartilha sobre Pressão Alta da Bradesco Seguros