Quem costuma viajar nos feriados deve tomar alguns cuidados para reforçar a segurança da casa ou do apartamento.
- Se tiver bom relacionamento com os vizinhos, avise-os quando for viajar. Se possível, deixe uma pessoa de confiança responsável pela casa.
- Ative todos os sistemas e dispositivos de segurança que há no local: alarmes, câmeras e cercas elétricas devem permanecer ligadas durante a ausência da família.
- Janelas que não possuem grades devem ser reforçadas com travas internas.
- Outra recomendação é que os donos da casa não deixem as luzes ligadas. Luzes acesas o dia inteiro chamam a atenção e indicam que a casa está vazia. Uma alternativa são as lâmpadas com foto sensores, que acendem no fim da tarde e apagam no início da manhã, ou ainda sistema de iluminação com “timer”, que ligam e desligam de acordo com os horários programados.
- Correspondências e jornais acumulados na caixa de correio ou na varanda também indicam que não há ninguém na casa. Peça a alguém de confiança, como amigo, vizinho, ou parente próximo, que recolha-os diariamente. Outra opção é suspender a entrega das correspondências ou as assinaturas de jornais e revistas durante o período.
- As pessoas não devem divulgar detalhes sobre as viagens de férias em redes sociais: dizer onde estão, quando retornam etc, pois existem quadrilhas especializadas em crimes de internet que conseguem ter acesso a informações pessoais
- Aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos devem ficar desligados e fora das tomadas. Isso evita os riscos de um superaquecimento ou de um curto-circuito que podem iniciar um incêndio.
Fonte: Portal G1