Mesmo com o verão indo embora, que tal poder usar a piscina o ano todo? É isso que prometem os aquecedores de piscina. Eles se dividem em três tipos, os solares, os de troca de calor e os aquecidos a gás.
O gerente de marketing de uma empresa de São Paulo (SP) que vende aquecedores movidos à troca de calor, Cristian Maldonado, explica que a instalação é fácil e demora cerca de um dia. A manutenção desse sistema também é simples. “É como um ar-condicionado, então não tem que regular peças”, explica.
Ele destaca que é importante deixar a peça limpa, portanto, deve-se lavar com uma mangueira de jardim na peça a cada seis meses ou, no máximo, uma vez ao ano. Maldonado também destaca que a peça tem longa durabilidade, chegando a dez anos.
O aquecimento solar é mais econômico quando comparado aos outros sistemas de aquecimento para piscinas. Painéis coletores captam a energia térmica do sol e transmitem o calor para a água que flui em seus pequenos dutos internos. A temporada de utilização de sua piscina vá muito além da estação do verão, estendendo-se para 8 a 9 meses por ano, dependo das condições climáticas e região onde o sistema for utilizado.