Copa: Rio aposta no metrô para público chegar ao Maracanã

A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou seu esquema para a cidade durante a Copa do Mundo. Com sete jogos no Estádio Maracanã, além de Fifa Fan Fest e quartel general da Fifa, o Rio deve ser a cidade mais afetada no seu dia a dia por conta do Mundial de 2014.

“O metrô vai ser o principal meio de transporte para o público que vai aos jogos”, disse o prefeito Eduardo Paes durante a apresentação do modelo de gerenciamento da cidade na manhã desta sexta-feira.
As duas áreas mais afetadas serão a região do Maracanã e de Copacabana. No Maracanã, os moradores vão ser credenciados, já que as principais vias do bairro vão ser interditadas seis horas antes de cada partida.

“Nos dias 18 e 25 de junho vai ser feriado a partir das 12h e no dia 4 de julho vai ser feriado o dia inteiro”, anunciou o prefeito, lembrando que bares, restaurantes, shoppings, museus, centros culturais e serviços essenciais, como transportes e hospitais, vão continuar funcionando normalmente.

O torcedor que quiser ter acesso ao Maracanã vai ter que usar preferencialmente o metrô. “Cada ingresso vai ter a cor indicativa de qual estação de metrô será a mais fácil para ele chegar ao estádio”, disse Leonardo Maciel, presidente da RioEventos, responsável pela coordenação de todos os órgãos da prefeitura para o Mundial. O torcedor poderá acessar o estádio pelas estações Maracanã, São Cristóvão, São Francisco Xavier ou Uruguai, dependendo do seu portão de entrada.

Para quem vai do Aeroporto Internacional do Galeão ou da Barra da Tijuca, a prefeitura promete que os ônibus da via expressa Transcarioca – que ainda não foi inaugurada – vão levar todos até a estação de metrô de Vicente de Carvalho, na Zona Norte, e daí para o Maracanã em metrô. Para quem chega ao Aeroporto Santos Dumont, um ônibus especial vai levar até a estação de metrô da Cinelândia; para quem chega na rodoviária um ônibus leva o torcedor até a estação de metrô do Estácio. “Mais de 50% do público dos jogos vai sair da Barra ou da Zona Sul”, afirmou Paes.

Há ainda acesso a veículos credenciados da Fifa e um estacionamento para ônibus autorizados pela Fifa, que vai ficar na Quinta da Boa Vista. Não haverá acesso direto de ônibus de turismo ao entorno do estádio. Em Copacabana não vai ter esquema especial de trânsito, mas o Fifa Fan Fest promete causar algum transtorno no bairro, já que o local vai ficar aberto em todos os dias de jogos com capacidade para 20 mil pessoas.

No período de 22 de maio a 13 de julho, qualquer evento que aconteça na cidade vai ter que ter autorização da prefeitura. Ações como corridas e intervenções urbanas como obras vão ser proibidas

Fonte: Notícias Terra

Deixe um comentário