Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da USP identificou que 85% dos adolescentes entre 12 a 14 anos jogam videogame. Além disso, a pesquisa mostrou que um em cada quatro jovens, mostraram ter uma relação excessiva com os jogos eletrônicos.
Mas, afinal, como diagnosticar se o adolescente está abusando do tempo diante da tela do videogame? Listamos 4 comportamentos que demonstram que esse hábito pode estar se tornando nocivo à saúde dos jovens.
1- Perda de Interesse
Um dos comportamentos que podemos notar é a perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, para justamente passar mais tempo no celular ou na televisão jogando videogame. Isso pode incluir desde a prática de esportes e hobbies, para até momentos em família.
2 – Perda de Qualidade
A perda de qualidade em atividades do cotidiano, como lições escolares, provas, afazeres de casa, também demonstram que o videogame pode estar se tornando nocivo no dia a dia.
3 – Irritabilidade
Demonstrações de irritabilidade, impaciência e até tristeza por parte das crianças ou dos adolescentes, quando eles são impedidos de jogar videogame, também são sinais de que os jogos eletrônicos passaram do ponto.
4 – Cansaço
O cansaço, principalmente ao acordar, pode ser um sinal também de excesso no uso do videogame. Muitos adolescentes usam a noite/madrugada para jogarem e acabam dormindo menos, ficando mais cansados durante o dia.
Fonte: Uol