O Jardim Botânico do Rio de Janeiro alerta para os riscos de extinção de 10 espécies raras da flora brasileira: Mogno, Cedro, Pau-Brasil, Jacarandá-da-Bahia, Jequitibá, Pau-Rosa, Araucária, Castanheira, Ucuuba e Sumaúma.
No dia 20/09, o Secretário de Ambiente Carlos Minc atualizou o contador de árvores da Mata Atlântica instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e anunciou o plantio de 24 milhões de mudas no Estado. Cerca de 40 lideranças de iniciativas públicas e privadas de reflorestamento no estado do Rio de Janeiro compareceram à cerimônia.
O compromisso está alinhado à meta olímpica de plantar 24 milhões de mudas para compensar as emissões de gases de efeito estufa durante os jogos de 2016. Cerca de 5,2 milhões de mudas já foram plantadas. O contador de árvores é uma plataforma digital que oferece dados detalhados sobre as ações previstas, como quem realizou determinado plantio, onde foi realizado e qual espécie botânica utilizada. No JBRJ, uma escultura viva exibe os dados do plantio em um relógio digital, funcionando como um instrumento de mobilização da sociedade.
Fonte: Jardim Botânico – RJ