A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que aproximadamente um quarto dos brasileiros que dirige insiste em desobedecer à lei e colocar a vida em risco. Segundo a pesquisa, 24,3% dos motoristas afirmam que assumem a direção do veículo após ter consumido bebida alcoólica o Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2014, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes de trânsito.
O álcool é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. O álcool consumido de forma abusiva pode causar malefícios à saúde, como por exemplo, doenças cardiovasculares, câncer, além dos graves acidentes de trânsito.
VOCÊ SABIA?
-
São gastos R$ 30 bi por ano só em internações hospitalares, remoção e recuperação de veículos, além de despesas administrativas, judiciais e previdenciária. (Fonte: IPEA)
-
A simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo de reação do condutor de 0,75 para quase 2 segundos. (Fonte: Site do Departamento da Polícia Rodoviária Federal)
-
90% do álcool ingerido são absorvidos em uma hora, mas a eliminação demora de seis a oito horas. (Fonte: Site do Departamento da Polícia Rodoviária Federal)
-
Dependendo da dosagem e quantidade ingerida, medicamentos com álcool em sua composição podem alterar o resultado do teste do bafômetro. (Fonte: Ministério da Saúde)
Fontes:
Blog da Saúde / Ministério da Saúde
Operação Lei Seca