A Dekra aproveita o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, para fazer um alerta. Uma pequena distração ao volante, mesmo que brevíssima, pode ter consequências graves e até fatais. Atualmente, o número de condutores que se envolvem em acidentes de trânsito por conta da falta de atenção é grande. Entre os motivos está, principalmente, o uso de telefones celulares e smartphones.
Levantamento realizado recentemente pela Dekra, com 10 mil motoristas em toda a Alemanha, mostrou que 3% deles utilizam o celular enquanto dirigem. Os registros de imprudência correspondem aos condutores que fizeram chamadas de celulares sem utilizar aparelhos que deixassem suas mãos livres, como o Bluetooth, assumindo, assim, o risco de provocar um acidente.
O ideal é não usar o celular enquanto dirige. Se for uma situação emergencial, a orientação é estacionar em um ponto de apoio seguro e efetuar a ligação.
“Se a pessoa estiver dirigindo a 50 km por hora, por exemplo, e tirar os olhos da estrada por apenas dois segundos, terá percorrido quase 28 metros sem enxergar absolutamente nada. Isso pode provocar um acidente desastroso”, afirma Fernando Masetti, gerente de Varejo da Dekra.
Fonte: Monitor Mercantil