Apesar do seguro auto ser algo relativamente fácil de se obter, boa parte da frota nacional circula sem seguros. Se muitos ‘carros comuns’ já não utilizam o seguro, imagina quando se trata de superesportivos ou de algum clássico precioso ou, até mesmo, um simples veículo blindado?
Dificuldade em realizar o Seguro
Esses carros, podem chegar a custar mais de R$ 1 milhão e, mesmo assim, protegê-los não é a mais fácil das tarefas, já que a maioria das seguradoras e corretores evitem ao máximo trabalhar com esse tipo de automóvel.
Quando se fala nos carros antigos, a grande questão é que NÃO existe seguro. Não como se concebe o serviço hoje, pois não existe aceitação da apólice completa, que inclua a colisão. Quando o seguro para um veículo antigo é aceito, só há cobertura para roubo e furto, com guincho e assistência 24 horas.
Uma grande inovação no segmento veio da empresa Porto Seguro, com a apólice Porto Seguro Residência Premium, neste seguro residencial pode incluir veículos que tenham placa preta (atestado oficial de originalidade para carros com 30 anos ou mais) que pernoitam na residência.
O produto oferece cobertura opcional de até R$ 100.000,00 para automóveis do segurado, ascendentes, descendentes e cônjuge por danos causados por incêndio, explosão e fumaça.
Barreira dos Cinco Anos
Superesportivos são outra grande causa de dor de cabeça para os corretores de seguro automotivo.
A primeira dificuldade está em modelos importados que não estão cadastrados no sistema das seguradoras, devido à pouca quantidade desses veículos no país, explica Marcio Costa, da corretora Mazetto, localizada em São Paulo, que também atende a blindados e carros de leilão.
Caso seja feito o enquadramento, surge outro problema, que é o valor do veículo. De acordo com Marcio, é aqui que se inicia uma verdadeira negociação com as seguradoras, para que as mesmas aceitem o contrato. Caso o veículo tenha mais de cinco anos, as chances de aceitação são menores ainda.
A idade do veículo também afeta aos blindados. Os que têm até quatro anos, podem ser assegurados do mesmo modo que os carros comuns. Nesse caso, o cliente contrata o seguro total mais o valor de cobertura para blindagem.
Quando o cliente blinda o carro depois de já ter feito o seguro para o veículo, é preciso que seja apresentada a documentação da blindagem, que inclui a nota fiscal do serviço, a Autorização do Exército para Blindagem e o documento atualizado do automóvel.
Em resumo, é como se o seguro para blindados fosse dois produtos em um, ou seja, seguros separados para o carro e para a blindagem.
Fonte: https://bit.ly/2Rm68SF